O Brasil figura entre os países com o pior desempenho em linguagens e matemática no PISA (Programme for International Student Assessment). Entre os resultados de 1997 e 2015 apresentamos melhora considerável no Ensino Fundamental I, mas estacionamos no fundamental II e retrocedemos no Ensino Médio.
Segundo dados de pesquisa realizada pelo SAEB(Sistema de Avaliação da Educação Básica) em 2017, no Ensino Médio, cerca de 72% dos alunos no Ensino Médio têm nivel insuficiente de aprendizado em matemática e cerca de 71% em português. Isso representa que a cada 10 alunos, apenas 3 possuem conhecimento adequado nestas disciplinas.
Enquanto educadores, nossa missão é reverter esse quadro e garantir pleno entendimento do processo de aprendizagem dos nossos alunos. Por isso a Eduqo criou o Projeto Personalize.
O Personalize surgiu com o objetivo de tornar o aprendizado das escolas mais eficiente utilizando inteligência de dados. Nossa meta é democratizar o acesso das escolas às informações sobre os princiapis desafios de educar no século XXI, para garantir a formação integral dos jovens de todo o Brasil.
A experimentação do projeto é totalmente gratuita, ajudando sua escola a tornar os alunos protagonistas e auto conscientes na criação de seu próprio hábito de estudos, quantificando a evolução de cada aluno ao longo do projeto e acompanhando individualmente esses resultados.
Durante o projeto visamos desenvolver um ensino com ênfase na formação de alunos como cidadãos globais conciliado à excelência acadêmica. Além de auxiliar os agentes de ensino no monitoramento de indicadores educacionais que posicionam a escola no contexto nacional de aprendizagem.
A avaliação do Personalize é totalmente digital e tem como base a nova ementa da BNCC (Português e Matemática). Ao realizar a prova, os alunos são avaliados por suas habilidades e competências, gerando relatórios personalizados em tempo real dos desempenhos individuais e gerais da turma.
Os relatórios identificam as dificuldades da escola e servem como norteadores para a elaboração dos planos de ação. Na última etapa do projeto realizamos uma discussão dos resultados com o responsável pedagógico, auxiliando na analise de dados dos relatórios e garantindo a autonomia dos agentes de ensino para a intervenção pedagógica.
Para ser selecionada durante o processo seletivo, a escola precisa seguir alguns critérios como por exemplo:
Querer se tornar referência em utilizar a inteligência e análise de dados com foco na manutenção da excelência acadêmica, com o objetivo de desenvolver o aluno de forma integral.
Deve estar aberta a encarar o Projeto Personalize como um aprendizado mútuo, comparilhando e incentivando todas as boas práticas.
Ter interesse em participar do diagnóstico e intervir pedagógicamente de maneira periódica, envolvendo todos os agentes de ensino.
Possuir infraestrutura necessária para a aplicação da avaliação: acesso à internet, computadores ou smartphones ou tablets.
A escola deve se comprometer em participar de todas as etapas do projeto, com o envolvimento obrigatório do responsável pedagógico na última etapa(Discussão e entrega dos relatórios).
Inscreva-se e descubra como recuperar a aprendizagem dos seus alunos de forma simples.